segunda-feira, 2 de abril de 2012

a Carta do Corpo | o punho e a apunhalada

Todas prontas para o passeio.


O Miolo da Missiva emprestou palavras ao corpo.
E com os nossos olhares atentos ao que o corpo construiu, vamos desconstruir e refazer o caminho.
Que prazer jogar com "Elas".
Juntas formamos a seguinte frase:

Temos os joelhos levemente flexionados, um pescoço interessado, os braços, como asas, nos fazem flutuar sobre as águas, nossos dedos das mãos tocam a língua, dedos umedecidos viram as páginas dos livros, nossas pernas são fortes como as de uma égua, cavalgamos livremente rumo ao nosso fantástico inconsciente.

Joelhos, pescoço, braços, dedos das mãos, língua e pernas...

Fernanda Nocam por Viviane Fracari
Eremita, Temperança, Papisa, Carro.

As mulheres são protagonistas das nossas pesquisas.
"Elas".
Esta carta de hoje dedico as mais velhas, as pacientes, as sábias, as que foram encorajadas a cavalgarem para trás, a cavalgarem para dentro, para a casa antiga, para a velha Vila das Meninas.

Só as mais velhas têm memórias tão longínquas, só Elas lembram de coisas esquecidas.

Às vezes em sonhos são transportadas para suas mais escuras moradas, cavernas, grutas, garagens cheias de óleo, galpões vazios, terrenos baldios. Meninas jamais deveriam transitar por espaços que não fossem arejados, iluminados, ensolarados.

O carro de passeio pode nos levar ao passado, ele pode ser uma carruagem que nos conduz pelas linhas da palma da mão. 

Somos passageiras numa viagem sem destino?

O que diria a cigana ao olhar nossas mãos, ao ler nossas cartas?

Ela diria: “Teu corpo é tua casa, se teu punho estiver dolorido, experimente bater na porta, talvez esteja a doer tua vontade de bater, talvez esteja a doer tua vontade de entrar sem bater, talvez esteja a doer, pois já é chegada a hora de soltar a corda, de parar de segurar com tanta força as mãos do teu protetor, solta e cai, solta e vai, solta, porque o que seguras já não existe mais. Entra na tua casa, tu vais subir as escadas, vais ver as migalhas sobre a cama, vai ver que aquele que está lá embaixo na sala é o mesmo que está lá encima nos quartos, são todos o mesmo retrato, todos não estão mais ao seu lado, todos te abandonaram, ficaste sozinha na tua casinha, teu corpo refeito, perfeito, saudável...  teu corpo te diz através do espelho que essa mulher que está aí fora é mesma que mora aí dentro. Se cuidares deste templo terás uma deusa no altar do teu peito"

Bons presságios...

Só as mais velhas podem entender a previsão do passado, pois o futuro é o passado que ainda não foi revisitado. Ainda é tempo de passear pelo futuro. Sejam bem-vindas as meninas das MISSIVAS!